terça-feira, 28 de outubro de 2008

Moçambique aposta no turismo


Segundo a Lusa, o governo moçambicano tem a intenção de atrair 10 milhões de turistas estrangeiros por ano, apostando na melhoria das condições aeroportos para receber vôos charter a partir de 2009.

O ministro moçambicano do Turismo, Fernando Sumbana, afirmou que a instituição está empenhada em tornar Moçambique num “destino turístico de classe mundial”. Confira aqui!

Grande leilão do marfim africano


Segundo a AFP, trata-se do primeiro leilão de marfim em 10 anos na África Austral, que venderá ao todo 108 toneladas de presas de elefantes em vários países da região, começou nesta terça-feira na Namíbia.

"O ministro namíbio do Meio Ambiente, Leon Jooste, anunciou que três compradores japoneses e três chineses arremataram ao todo 7,2 toneladas de marfim por 1,18 milhão de dólares nesta primeira rodada do leilão, que teve entrada proibida ao público e à imprensa".

Estas vendas continuarão em Botswana (onde se serão leiloadas 44 toneladas na sexta), Zimbábue (4 toneladas em 3 de novembro) e África do Sul (51 toneladas em 6 de novembro). Confira aqui

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Durban: Quem cala concente?



Desta vez, nem sempre o provérbio se realiza. Nem sempre quando nos calamos consentimos com a realidade. Aconteceu num internet café aqui em Durban. A senhora se apressou a me explicar que eu não entendi direito. Enquanto tentava compreender o tempo concedido para navegar acabou e não deu a outra: a sra. não aceitou pagar um tempo suplementar, alegando que já ia fechar. Foi dinheiro gasto em vão.
Hoje voltei com mais uma reivindicação: carregar o meu celular utilizando um adaptador que comprara a momentos. Ela, a mesma senhora negou-se a ceder.
É por essas e mais peripécias que vou passando nesta terra que me viu chegar ontem, para minha segunda e curta visita a esta cidade costeira que faz inveja aos suburbios indianos. Tirando isso, tudo vai às mil maravilhas, apesar dos preços se parecerem ou até suplantarem aos nossos lá de Maputo.
E já que Barak Obama tirou alguns dias para visitar a sua avô branca, num clima do "já ganhou", eu também vim visitar a minha avô zulu. Enquanto isso os eleitores de McCain já começaram a apelar para a cultura do medo do tipo: Obama é socialista. Vamos ver se os eleitores de Obama concentem.
Um abraço a todo o people lá em casa!

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Bombeiro transforma-se em estrela da campanha presidencial americana

O bombeiro citado por McCain, no debate de ontem à noite, com o seu rival Barak Obama não tem registro profissional e burla a receita do estado.

O novo astro da campanha eleitoral para a presidência dos Estados Unidos chama-se Joe Wurzelbacher. Ficou famoso ao ser citado no terceiro e último debate entre os candidatos à Casa Branca. Entretanto, o "bombeiro Joe" não tem autorização para exercer a profissão, e tem vários problemas com a Receita, revelou a imprensa americana. Confira aqui!

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

HIV-SIDA: Prevenção e terapia devem andar juntas

Segundo Pedro Chequer, Coordenador da UNAIDS (Programa das Nações Unidas contra o Sida), no Brasil, citado pela Gazeta Mercantil do Brasil, a estratégia brasileira de combate a esta doença se resume em ter associado a prevenção com a questão da terapia: "O Brasil se antecipou ao associar terapia e prevenção e se antecipou ao fazer tratamento anti-retroviral. Na época, inclusive, o país foi criticado pelo Banco Mundial e por cientistas que diziam que nós estávamos cometendo uma impropriedade técnica e que iríamos gerar um exército de pessoas resistentes a medicamentos, por causa do uso de anti-retrovirais."
Para este funcionário da ONU, o Brasil "sai na frente ao implementar uma fábrica e um escritório em Moçambique".

Moçambique: Grandes projectos isentos de impostos

Segundo a Macauhub, a política que atraiu os grandes projectos nos anos 90 está se revelando desajustada para a nova realidade económica. Naquela altura, Moçambique precisava criar condições para atrair grandes investimentos. Condições estas que passaram pela criação das chamadas "zonas francas", que significava a renúncia de impostos por parte do Estado. Tal tratamento foi aplicados a projectos como Mozal e Sasol.

Contudo, a prática hoje está se revelando desajustada pois os mesmos projectos apesar de contribuírem para o volume de exportações o mesmo não se verifica no que se refere ao impacto gerado sobre a receita do Estado em termos de impostos, segundo informações divulgadas pela Macauhub. De acordo com a informação, Mozal e Sasol participam com uma ínfima parte do PIB, apenas com 1.6 % do Produto Interno Bruto.

Acredito que tal medida foi necessária naquela altura em que o país acabava de sair de uma guerra e precisa desesperadamente credibilizar o país para a retomada do investimento e do crescimento económico. O mesmo já não se verifica hoje, quando o país já alcançou uma estabilidade macro-económica aceitável e pretende relançar o seu programa de desenvolvimento económico e social, através de políticas de alívio a pobreza.

Por isso, o governo teve que renegociar os acordos com aquelas duas companhias e não voltou a dar o mesmo tratamento a Ken Mare em Moma, HCB, VALE em Moatize que também desejariam de serem agraciados com a isenção de impostos.

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Telemóveis ou Celulares em Moçambique


- Olá, amor!
- Oi! Tudo bom?
- Tudo
- Onde estás!
- Em casa... (silêncio... de repente ouve-se: Prrrrrrrr!)
- Tou com uma diarreia!....

Eu sou e não sou carvão

Já que nos meios económicos e empresariais de Tete só se fala em carvão: carvão para cá, e carvão para lá; com as grandes multinacionais do ramo se acotovelando para a exploração deste importante recurso energético; enquanto a população assiste impávida, resolvi recordar "O Grito Negro" de José Craveirinha:

Grito Negro


Eu sou carvão!
E tu arrancas-me brutalmente do chão
e fazes-me tua mina, patrão.
Eu sou carvão!
E tu acendes-me, patrão,
para te servir eternamente como força motriz
mas eternamente não, patrão.
Eu sou carvão
e tenho que arder sim;
queimar tudo com a força da minha combustão.
Eu sou carvão;
tenho que arder na exploração
arder até às cinzas da maldição
arder vivo como alcatrão, meu irmão,
até não ser mais a tua mina, patrão.
Eu sou carvão.
Tenho que arder
queimar tudo com o fogo da minha combustão.
Sim!
Eu sou o teu carvão, patrão.

José Craveirinha

Foto do Muarramuassando tirada na estrada de Songo

Carvão de Moatize coloca India e Moçambique na rota de Lula

O presidente brasileiro inicia nesta segunda uma viagem que o levará a Índia e Moçambique depois de uma passagem por Espanha.
Para além da agenda oficial divulgada pela imprensa brasileira, Lula deverá abordar com os seus homólogos indiano e moçambicano questões que preocupam a Companhia Vale do Rio Doce que se prepara para iniciar a exploração do carvão de Moatize. Questões essas que se prendem com as tarifas a cobrar pelo o transporte ferroviário do minério até ao porto da Beira.
O facto é que a empresa Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM) concessionou a linha a um consórcio indiano que já iniciou a reabilitação visando viabilizar o transporte do carvão no distrito de Moatize.
Para azar dos brasileiros, a Índia detém interesses instalados em Moatize, mais concretamente em Benga, visando a exploração do carvão.
Alguns analistas vêm na intransigência dos indianos que detêm a concessão sobre a linha férrea uma manobra para levar os brasileiros a desistência.
O papel de Moçambique deverá ser de colocar racionalidade e justiça nessa disputa capitalista, preservando os interesses nacionais, sem contudo colocar em risco os investimentos em curso.
Estamos esperançados que com a diplomacia brasileira do presidente Lula, haverá de se achar uma saída para o embróglio.
É caso para dizer: MUITA CALMA NESSA HORA!
Constam também da viagem do presidente Lula o lançamento de "medidas concretas" nas áreas de saúde e agricultura, visando impulsionar a cooperação entre os dois países, segundo o Ministro Oldemiro Baloi, citado pela imprensa brasileira.

Adenda as 11:07 de 14/10/08: O presidente executivo da Vale (CVRD) está em Moçambique e é citado a dizer que a empresa deverá começar a exportar o carvão produzido de Moatize a partir do porto da Beira em 2011. Confira aqui

sábado, 11 de outubro de 2008

VISITEM A PONTE SOBRE O RIO ZAMBEZE


Viajei (virtualmente com o Youtube) para Caia e visitei, de facto, a ponte sobre o rio Zambeze, aquela que me levará e me trará da minha terra, a Zambézia, lá no "Norte".
Acho que a Zambézia faz parte da zona norte de Moçambique. Pois, para mim o rio Save liga o sul de Moçambique com a zona centro e o rio Zambeze faz o mesmo em relação a zona norte. Mas quem sou eu para achar; "cada macaco no seu galho", sentenciou Gilberto Gil.
De facto, fiquei emocionado pelas imagens maravilhosas que lá captei que mexeram comigo e me deixaram orgulhoso dos moçambicanos que fazem "pontes" uns dos outros.
Obrigado também aos promotores da iniciativa, a turma do ISUTEC. Eles fizeram a sua parte como estudantes, como universidade e, por isso, estão de parabéns.
Mas tu também és ponte, ó Diário de um sociólogo! Aqui nos reencontramos e refazemos os nossos laços. Obrigado também ao Dr. Serra pelo trabalho maravilhoso que nos tem prestado através deste diário. Kanimambo a todos!

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

E O NOBEL DA PAZ VAI PARA...

O ex-Presidente Filandês, Martti Ahtisaari acaba de ganhar o Prémio Nobel de Paz, edição 2008, deixando mais de 190 concorrentes a chupar o dedo. É que o prémio de 1.4 milhões de dólares americanos. Confira a notícia aqui e as fotos no slide show aqui.
Cá para nós, ficamos a espera da 2a. edição do prémio Mo Ibrahim de Boa governação. Ou será que só teve uma e única especialíssima edição? Candidatos, em África, é que não faltam...

GURUÈ: O ALEGRE CANTO DA PERDIZ

Coincidência ou não, na ficção, a escritora moçambicana Paulina Chiziane tem no Guruè um dos palcos onde acontecem cenas picantes entre um padre, um médico e as mulheres da zona.
Desta vez, na vida real, assistimos a história de um padre católico, Latino Barroso Ligonha, baseado no Guruè, que se candidata, pela "Perdiz", a presidente daquele município. Será que a perdiz passará a cantar alegremente também no Município do Guruè ou ficção não tem nada a ver com a política?
O título do aludido romance também traz várias curiosidades. Veja a explicação que a autora dá na primeira pessoa segundo o Zambézia Online.

PS. 13.10.08 ás 15:28 Vale a pena ler o romance!

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Crise no coração do capitalismo


O que parecia ser uma falência normal de um banco nos EUA transformou-se numa crise sem precedentes que já atinge os principais mercados financeiros do mundo.
Contudo, poucas pessoas percebem na verdade o que se passa, ou ao menos o que despoletou tal crise. Vai aqui o meu apelo aos nossos economistas de plantão, aos docentes das faculdades de economia para promoverem palestras a fim de explicar o que na verdade se está a passar.
O presidente do Brasil, o Lula, desafiou o seu ministro da fazenda a explicar a população, leia aqui. Eu também acho que os nossos governantes deveriam sair a rua e dizer aos correntistas se vale a pena continuar a confiar nos nossos bancos, afinal as suas sedes na Inglaterra já estão a quebrar.
Leia aqui algumas considerações ao que já se apelida de "Crise estrutural do Capitalismo". Obrigado ao Dr. Carlos Serra pela referência.
Quem não deve estar a apanhar sono é o candidato republicano a Casa Branca, John McCain, que vê o seu rival, Barak Obama subir nas pesquisas.
Apesar dos pesares, eu ainda acredito na força reestruturante do capital e do capitalismo. Aliás, já foi submetido a um teste maior quando se esperava que o socialismo e depois o comunismo superariam a estrutura capitalismo. O que se viu foi uma reformulação do próprio capitalismo, integrando as demandas sociais e esvaziando, assim as propostas socialistas.
Portanto discordo de algumas ideias propostas por Pedro Carvalho no seu artigo. Acredito na reestruturação das actuais relações de sociais e de poder e, por via disso, talvez falemos em superação.

Angónia vai ter Faculdade de Agricultura

A Universidade do Zambeze (UniZambeze), recentemente criada pelo Conselho de Ministros, vai instalar brevemente no Distrito de Angónia, a norte da Província de Tete, uma faculdade que vai leccionar cursos na área de agricultura e saúde. Confira Aqui!

terça-feira, 7 de outubro de 2008

PROMESSA

Aló gente amiga! Prometo voltar a escrever dentro em breve. Aconteceu um erro enquanto estava a gerir o meu blog e apaguei-o sem querer. Mas vou concertar o meu erro! Prometido é devido