quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

BEM VINDO A MOÇAMBIQUE

Na verdade, chegou a hora dos Brasileiros descobrirem a África e, quiçá, Moçambique. Era vergonhoso até ter que explicar a professores universitários e colegas de carteira que a África não se resumia só em Angola e que não tinha um só presidente que era Nelson Mandela.
Em Brasília, capital política do Brasil, Moçambique era totalmente desconhecido nos anos 1992 -5. Os brasileiros não compreendiam por que é que nós falávamos português. Era um total desconhecimento não só de geografia mundial, mas sobretudo da história.
A África era conhecida apenas pelas reportagens sobre as guerras fratricidas e sobre a fauna e flora dos parques.
O Brasil está descobrindo a África e com ela o nosso país, Moçambique, através de Lula que lançou uma frente diplomática com os chamados "mercados do sul", visando contrariar a dependência da cooperação com o norte (Estados Unidos, Europa). A partir daí foram-se multiplicando as viagens, os contactos e os acordos com os países africanos, visando abrir mercado para os produtos brasileiros e extrair recursos naturais de que precisam para a sua indústria.
É neste contexto que aparece a Vale, a Odebretch, a Camargo Correia, a Fiocruz, a Embrapa, a Petrobras, etc. - empresas brasileiras que já operam em Moçambique e com elas o tímido turismo que começa a despontar nas nossas calientes praias.
Por isso, é hora de dizer aos brasileiros: Bem vindos a Moçambique, pois aqui eles redescobrem o "Paraíso perdido" e a sua integração é quase automática, por via da língua e similaridades culturais.