quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Será Barak Obama o novo Messias? (2)


Primeiro vamos tentar compreender o que significa o termo Messias.
Segundo a tradição cristã documentada na bíblia, "Messias é a palavra hebraica que significa ungido. A unção, no Velho Testamento, era a cerimónia de aprovação ou ordenação de alguém para uma função ou posição muito especial. Os sacerdotes, eram ungidos. Os réis eram ungidos. Jesus Cristo não é designado como um ungido, mas como O ungido. O Messias, prometido, aguardado pelo seu povo. Aquele no qual se acharia a redenção, através do seu trabalho de mediador entre Deus e o homem".
Reza a tradição bíblica que ao povo hebreu tinha sido prometido o Messias que conduziria o povo a liberdade. Quando este Messias vem corporizado na pessoa de Jesus cumpre-se a promessa e inicia-se um novo tempo, uma nova era marcada pelo ocidente como o início da nossa era, o ano zero.
Uma coincidência curiosa encontramos no nome de BARACK HUSSEIN OBAMA. O primeiro nome em hebraico quer dizer PÁRA RAIO, enquanto que o último nome (OBAMA), em suwahili, língua falada no Quénia, terra de origem do Obama pai, quer dizer ABENÇOADO, ou seja ungido como vem expresso na bíblia.
Portanto, analisando apenas pelas coincidências da etimologia do nome poderemos afirmar que de facto e, sem sombra de dúvidas, o Barack Obama, agora presidente eleito dos EUA, pode ser considerado como o MESSIAS esperado por centenas de gerações de emigrantes na americanos. Só assim encontramos significado para a fixação quase que contemplativa das pessoas a frente do político Obama durante a campanha e êxtase vivido nas comemorações da vitoria praticamente em todo o mundo, até na Antárctica.
No próximo número desta série passaremos a análise de alguns discursos de Obama que fundamentam o carácter messiânico de Obama e que vem reflectido em muitos jornais, como podeis conferir aqui aqui.

Um comentário:

Anônimo disse...

desculpa-me se ofendo ou nao mas para mim barak obama nao é nunca sera o messias pois se o messias vier poder ter acerteza que sera no grande arrebatamento e a biblica é bem clara ,que nos finais dos tempos havera um que governara a terra de tal modo , que dirao que ele é proprio messias.mas isto é falso por que nada mais sera do que nao a besta !

de minha parte só havera lamentaçoes se barack for o tal!