terça-feira, 9 de junho de 2009

Bispo Dom Paulo Mandlate despede-se da Diocese de Tete

Chama-se Dom Paulo Mandlate, chegou a Tete em 1976, onde foi sagrado Bispo a 26 de Setembro. Passados 33 anos a serviço desta parte do "povo de Deus" e, tendo atingido 75 anos pediu a sua demissão ao Papa Bento XVI. Em 18 de Abril de 2009 o Papa aceitou a sua renúncia, passando a Bispo-Emérito, título conferido a um bispo aposentado, cuja renúncia foi aceita pelo Papa. Normalmente o bispo diocesano apresenta a renúncia após completar 75 anos de idade, segundo o Código do Direito Canónico que rege a Igreja Católica.

Na sequência disto, realizou-se na manhã do dia 7 de Junho, na Sé Catedral de Tete, a missa de despedida que juntou o Governador da Província de Tete, Ildefonso Muananthata, crentes das várias paróquias, missões e outros convidados.

Na homilia, o Dom Paulo não escondeu a emoção ao referir que "combati o bom combate, guardei a fé", parafraseando o apóstolo Paulo, e agora senhor "glorifica o teu filho como eu te glorifiquei na terra" podia-se ouvir numa das várias passagens citadas pelo Bispo e que aliás faziam parte da liturgia da palavra cuidadosamente seleccionada por ele.

Os cristãos, por sua vez, manifestaram o seu agradecimento pelos dons recebidos das mãos de Dom Paulo ao longo desses trinta e três anos de episcopado.

Entretanto, informações postas a circular no evento, dizem que ainda não foi nomeado o novo bispo, o que se presume venha a ser de novo um moçambicano de origem. Contudo, na ausência do Bispo, a diocese será assegurada por um padre que assume o cargo de Administrador Apostólico que na circunstância será o Pe. Tiago Pellagi, nomeado para o efeito pelo Papa Bento XVI.

No momento da sua nomeação, Pe. Tiago Pellagi exercia o cargo de mestre dos postulantes, na casa de formação dos Padres Combonianos na Matola, Província de Maputo.

Nenhum comentário: