quarta-feira, 10 de junho de 2009

Renamo, Daviz Simango, Nampula e as Eleições 2009

Ainda sobre o alegado atentado envolvendo o presidente do MDM, Daviz Simango, do qual a Frelimo já reagiu pedindo a calma.
Ao que tudo indica, as eleições de 2009 serão renhidas e decididas em Nampula, ou seja, na zona norte. Talvez seja por isso que os dois adversários da Frelimo tenham começado a sua pré-campanha por aquela zona.
Primeiro foi Armando Guebuza que arrastou multidões com as suas presidencias abertas, depois foi a vez do MDM e a Renamo realizarem naquela província as suas reuniões para a preparação da eleições 2009.
Não é para menos, Nampula constitui o maior circulo eleitoral do país, seguido pela Zambézia. Ganhar nestas províncias constitui uma grande vantagem rumo a uma posição nacional ainda melhor.
A Renamo tem se valido dos votos recolhidos nestas províncias para ainda se manter viva na cena política nacional.
O MDM, por sua vez, apesar de estar-se inaugurando nestas coisas, conta com o carisma do seu líder e já almeja atingir a marca dos 100 deputados. Para tal haverá que tirar um pouco da fatia dos dois maiores partidos para marcar posição neste apetitoso mercado político.
A Frelimo, por sua vez, começou nesta província na campanha que levou o actual PR à ponta vermelha.
Portanto, dá para entender o por quê da antecipação da campanha quando ainda faltam cerca de 4 meses para o sufrágio deste ano.
Todavia, o que é curioso e até interessante, é ver como a Renamo sempre faz o jogo do adversário. Neste episódio quem sai reforçado é o MDM e o sr. Daviz Simango. Apesar de serem novos na sena política nacional (MDM foi criado em Março último) já contam, a meu ver, com apoio da Renamo que acaba de lhe prestar um grande favor. e o objectivo era impedir a realização do comício, acabaram mobilizando mais gente para que vá ao próximo comício.
Desta vez o tiro saiu mesmo pela culatra: no lugar de silenciar o Daviz e o MDM, lhe proporcionaram uma audiência ainda maior no noticiário nacional e internacional que lhe vai certamente render votos. Foto extraida daqui

Nenhum comentário: