domingo, 20 de junho de 2010

Debate sobre a Estratégia de Desenvolvimento Rural em Moçambique

Pretende-se com este tema provocar um debate sobre a estratégia de desenvolvimento ruural adoptada por Moçambique em 2007 à luz do paradigma do desenvolvimento regional.

Como é sabido, por motivos geográficos e analíticos, em moçambique são apontadas como existindo três regiões diferentes: a Região Norte,  Centro e Sul. Contudo, emerge uma quarta região que é a Região do Vale do Zambeze, sendo a única com estatuto próprio e dotada de um órgão de coordenação do seu desenvolvimento.

Os planos do governo caracterizam estas três regiões como sendo assimetralmente desenvolvidas, com o norte o centro caracterizado por altas taxas de pobreza absoluta e um dos mais baixos índices de desenvolvimento humano.

Defendemos a tese de que para um desenvolvimento harmonioso de Moçambique e por forma a dimiinuir as assimetrias regionais, é necessário que se definam as tais regiões como regiões de desenvolvimento e se desenhem políticas regionais que tenham em conta as  particulares de cada região, aproveitando os recursos e potencialidades endógenas das regiões, garantido uma participação das comunidades locais na resolução dos problemas regionais e, mais ainda, garantido a integração e uma participação mais activa das regiões na economia nacional.

É nossa convicção de que uma estratégia de desenvolvimento rural deveria ser parte de uma estratégia de desenvolvimento regional que potencie as regioes e integre a economia rural dentro das dinámicas das ecoonomica regionais.

Faça o download da apresentação completa aqui!
O link para o conteúdo da estratégia você encontra na postagem abaixo!

Nenhum comentário: